Saúde Bucal e Doença Cardíaca tem ligação!

Estudos atuais mostraram que se você possui doença periodontal em estágio moderado, você corre mais riscos de doenças cardíacas do que alguém que possua gengiva saudável. A saúde bucal e a doença cardíaca estão linkadas pela disseminação de bactérias e germes a partir de sua boca para outras partes do seu corpo através da corrente sanguínea. Essas bactérias quando chegam ao coração se fixam a qualquer área lesionada e causam inflamação. Endocardite (infecção do revestimento interno do coração) é uma das doenças de risco. De acordo com o American Heart Association (Associação Cardíaca dos Estados Unidos) outros problemas cardiovasculares como a aterosclerose (artérias entupidas) e AVC (Acidente Vascular Cerebral) também estão ligados a inflamações provocadas por bactérias bucais.
Por isso é preciso ter muito cuidado. Pacientes com problemas crônicos de gengivite ou doença periodontal avançada têm maior risco de desenvolver doença cardíaca causada por saúde bucal precária, principalmente se ela não for diagnosticada e não for tratada.
Para isso indicamos prevenção em primeiro lugar! Uma boa higiene bucal e visitas ao dentista regulares são a melhor maneira de proteção contra o desenvolvimento da doença periodontal. É recomendado escovar os dentes 3x ao dia com escova de cerdas macias e cabeça pequena (compacta) para que alcance todas as superfícies dentárias adequadamente, passar o fio dental 1x ao dia para limpar todas as superfícies do dente e também 2x ao ano fazer a profilaxia (limpeza dental).
Vamos cuidar mais da nossa saúde bucal?

Dra. Anaterez Artus